Expedição Gramacho

Mais de 20 mil pessoas vivendo sem saneamento básico em bolsões de miséria, sem acesso à água potável ou banheiro adequado: assim é Gramacho, um bairro localizado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que um dia já foi o maior lixão a céu aberto da América Latina.

As condições subumanas de sobrevivência dessas pessoas comoveram e despertaram a ação da ONG REVIVA.  No dia 29 de maio de 2017, a organização visitou o local com o objetivo de mapear a região e captar amostras da água presente em Gramacho, para estudar e definir um local estratégico que atendam a essas pessoas.

O cenário surpreende os olhos de quem vê. O bairro é praticamente um cenário a parte perto de seus vizinhos não tão distantes da Baixada Fluminense. Uma coisa é certa: há um longo caminho a se percorrer com muita coisa a ser feita.

Em Jardim Gramacho foi inaugurada a Escola Comunitária, em parceria com o projeto Resgatando Vidas que dá acesso a educação para mais de 20 crianças, de 3 a 6 anos, além de alimentação e água potável todos os dias.

Além disso, estamos nos preparando para receber adolescentes/ jovens de 9 a 16 anos para oficinas mensais de capacitação. 

Expedição

Quer fazer parte da próxima expedição à Gramacho e nos ajudar a melhorar a vida de centenas de pessoas? Baixe agora o edital e confira todas as diretrizes para participar do nosso time de voluntários.