fbpx

Editorial – Kariri Xocó 2020

CONTEXTO

“O grande problema do Brasil é que ele foi construído sobre um cemitério indígena.”

(Denise Rossi)

Ao invés do povo brasileiro correr atrás para quitar essa grande dívida com os povos originários, vivemos um momento extremamente tenso. Diversas lideranças indígenas de várias aldeias sendo mortas ou ameaçadas. Raoni, liderança indígena que concorre ao Nobel da Paz sendo desrespeitado publicamente pelo atual presidente do Brasil e assim vai.

São diversas notícias que poderiam nos desanimar mas essa é mais um contexto que nos faz acreditar na necessidade de direcionarmos a nossa energia para buscar mudar essa realidade.

TRIBO KARIRI XOCÓS

Os Kariris Xocós são uma tribo com mais de 400 anos de existência e que atualmente possui mais de 4000 indígenas. A aldeia fica localizada no município “Porto Real do Colégio”, no extremo sul de Alagoas, já na divisa com Sergipe.

 Como é de praxe em diversas tribos espalhadas pelo país, grande parte da sua mata encontra-se desmatada, ou seja, os indígenas não têm a solo fértil pra plantar seus alimentos e seguir suas vidas independentemente como era possível há vários anos atrás Muitas terras demarcadas como territórios indígenas, encontram-se na posse de fazendeiros e a justiça brasileira não resolve a questão pois não paga o valor para os fazendeiros devolverem as terras aos indígenas.

 O trecho do Rio São Francisco encontra-se com o nível muito baixo, praticamente impossibilitando a pesca. Dentro dessa realidade, os indígenas precisam buscar alternativas para conseguir dinheiro para comprar o seu alimento, as principais fontes de renda deles são: as apresentações de toré nas escolas, a venda de artesanatos e a venda de garrafadas (mistura com diversas ervas para curar inúmeras doenças).

A entrada da tribo fica localizada cerca de 500m da cidade de Porto Real do Colégio, o grande contato dos indígenas com o homem branco, faz com que muitos acabem vivendo e almejando a vida do homem branco e esquecem das suas raízes.

NOSSA EXPEDIÇÃO PROPÕE: 

A REVIVA busca desenvolver comunidades e aproximar em compaixão e humildade voluntários e a comunidade beneficiada, por isso projetamos: 

  • Construção de uma oca, via bioconstrução, para que seja a hospedagem de voluntários recorrentes e também para que seja o início de espaço cultural 
  •  geração de renda por meio da plantação de algodão orgânico, vamos iniciar testes de solo, medições, essa primeira expedição será destinada a pesquisa de campo.  
  • oficiais de medicina tradicional
  • Oficina sobre Dizibucuá (língua nativa dos kariris xocós). 
  • Apresentação do Toré 
  • Dois dias de descanso nas praias de Alagoas, O Caribe brasileiro 

 

CUSTOS: 

12x de R$ 269,00no cartão de crédito ou 8% de desconto no pagamento a vista 

Inscrição = 2 camisetas para uso nos dias de trabalho na tribo 

Incluso: passagem aérea ida e volta- SP-Aracaju-SP 

transporte terrestre em Aracaju, Tribo e retorno para o aeroporto 

hospedagem em Aracaju e na tribo 

3 refeições por dia 

Material para construção da oca e pesquisa de campo 

2 dias de descanso em Alagoas com tudo incluso  

  • não contempla transporte terrestre em SP até o aeroporto 

Todas as informações detalhadas de cronograma, o que levar, local de encontro, aprofundamento das atividades e informações da Tribo, serão enviadas através do manual do voluntário, 15 dias antes da Expedição acontecer

ATENÇÃO!

  • As inscrições estarão abertas até 15 dias antes da data de Saída no endereço: voluntariado@reviva.org.br
  • Após o preenchimento dos seus dados logo apôs o fim deste edital informativo, nossa equipe entrará em contato pelo seu Whastapp e por e-mail. Você poderá estabelecer um contato conosco, tirar dúvidas, saber mais, até marcar um encontro pessoal na Casa Reviva ( Rua Simão Alvares, 986- Pinheiros- SP).
  • A inscrição será considerada efetivada após sua confirmação de participação e preenchimento completo dos documentos da Expedição KARIRI XOCÓ, você só terá acesso a esses documentos quando nossa equipe enviar o link online para preenchimento 

Expedição Kariri Xocó 

15/Maio a 22/Maio de 2020

Cadastre-se para receber o contato de nossa equipe