fbpx

Trabalho Voluntário no Brasil

A nova Expedição Humanitária da Reviva desembarca em Alagoas para iniciar uma pesquisa de campo, e uma imersão com a tribo indígena Kariri-Xóco.

Venha! Participe da próxima Expedição em Kariri-Xocó

Converse direto com a nossa organização. Saiba detalhes e receba o edital.

Expedição Kariri-Xocó

A denominação Kariri-Xocó surgiu, aproximadamente, em 1898 (SILVA, 1999), decorrente da fusão das duas etnias Kariri e Xocó, por meio de casamentos inter-étnicos, devido à expulsão de uma parte dos Xocó do seu território na ilha fluvial de São Pedro, em porto da Folha, no estado de Sergipe.

Os Kariris Xocós são um povo com mais de 400 anos de existência e que atualmente possui mais de 4000 indígenas. A aldeia fica localizada no município “Porto Real do Colégio”, no extremo sul de Alagoas, já na divisa com Sergipe.

Como é de praxe em diversas tribos espalhadas pelo país, grande parte da sua mata encontra-se desmatada, ou seja, os indígenas não têm a solo fértil pra plantar seus alimentos e seguir suas vidas independentemente como era possível há vários anos atrás Muitas terras demarcadas como territórios indígenas, encontram-se na posse de fazendeiros e a justiça brasileira não resolve a questão pois não paga o valor para os fazendeiros devolverem as terras aos indígenas.

O trecho do Rio São Francisco encontra-se com o nível muito baixo, praticamente impossibilitando a pesca. Dentro dessa realidade, os indígenas precisam buscar alternativas para conseguir dinheiro para comprar o seu alimento, as principais fontes de renda deles são: as apresentações de toré nas escolas, a venda de artesanatos e a venda de garrafadas (mistura com diversas ervas para curar inúmeras doenças).

A entrada da tribo fica localizada cerca de 500m da cidade de Porto Real do Colégio, o grande contato dos indígenas com o homem branco, faz com que muitos acabem vivendo e almejando a vida do homem branco e esquecem das suas raízes.

Atuação Voluntária na Expedição

A REVIVA busca desenvolver comunidades e aproximar em compaixão e humildade voluntários e a comunidade beneficiada, por isso projetamos:

Dentre as atividades desenvolvidas com parcerias locais, estão:

  • Construção de uma oca, via bioconstrução, para que seja a hospedagem de voluntários recorrentes e também para que seja o início de espaço cultural;
  • Geração de renda por meio da plantação de algodão orgânico, vamos iniciar testes de solo, medições, essa primeira expedição será destinada a pesquisa de campo;
  • Oficina de medicina tradicional;
  • Oficina sobre Dizibucuá (língua nativa dos kariris xocós);
  • Apresentação do Toré;
  • Dois dias de descanso nas praias de Alagoas, O Caribe brasileiro.

O Brasil espera por você! Viva um pouco dessa extraordinária jornada humanitária.

Faça contato conosco

Converse direto com a nossa organização. Saiba detalhes e receba o edital.